A incrível amálgama do mercúrio em alumínio

pedaços filamentosos saindo de uma placa metálica
O mercúrio forma liga com vários metais, em um processo conhecido como amalgamação.

O canal NileRed fez uma impressionante demonstração da interação do elemento mercúrio com o alumínio metálico. Não foi fácil iniciar a amalgamação entre o mercúrio e o alumínio. O contato superficial entre os dois metais não foi o suficiente para iniciar o processo em uma velocidade adequada para o registro em vídeo (timelapse). Isso ocorre pela existência de uma fina camada de óxidos naturalmente formados sobre a placa de alumínio. Para remover um pouco dessa camada de óxidos o NileRed colocou uma gota de ácido clorídrico diluído no local onde seria então colocada a gota de mercúrio metálico.

Esquema da amalgamação
esquema da amalgamação

Veja no vídeo abaixo mais detalhes sobre a reação dos óxidos de alumínio com o ácido clorídrico e o impressionante resultado da amalgamação dos dois metais.

Vídeo com legenda em português. Clique aqui e aprenda como ativar a exibição.

É por isso que é proibido levar mercúrio em um avião. Um contato com os metais da fuselagem podem trazer problemas para a integridade da aeronave.

O experimento somente deve ser realizado com equipamento de proteção adequado e em local com exaustão dos vapores do mercúrio. Os resíduos devem ser tratados de forma apropriada e recuperados por profissional treinado. Jamais despeje resíduos de mercúrio diretamente no lixo ou esgoto.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( [email protected] ).

Leia também
Lavando os olhos com mercúrio

2 comentários

  1. Sabrina Bittencourt nov 15, 2018
  2. Elenildo da Silva Aguiar jan 29, 2021

Escreva um comentário