A menor tabela periódica do mundo

5

tabela minúscula
O centro de Nanotecnologia da Universidade de Nottingham resolveu presentear o Professor Martyn Poliakoff com a menor tabela periódica do mundo, gravada em um dos fios do seu cabelo.

Martyn é uma das presenças constantes nos vídeos da série ´Periodic Videos´, e o cabelo ´estilo Einstein´ chama atenção daqueles que assistem pela primeira vez. Por isso, nada mais criativo do que usar um dos fios para uma arte com nanotecnologia.

A gravação foi feita com um microscópio de feixe de íons localizados, sobre um fio colocado em uma câmara á vácuo incidiram íons de gálio a uma enorme velocidade. Removendo minúsculos pedaços da superfície do fio, foi então possível gravar todos os símbolos dos elementos da tabela periódica, em uma área de 89,67 mícrons de largura por 46,39 mícrons de altura.

Vídeo com legendas em português. Para ativar as legendas, clique para iniciar o vídeo e depois selecione a legenda pelo botão CC.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle.


5 comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Keyla Souza, casadaquimica and Luciana Pangnotta, TabelaPeriódica.Org. TabelaPeriódica.Org said: A menor tabela periódica do mundo – http://bit.ly/ibBsya […]

Deixe um comentário