Argônio

Ar

Número atômico: 18
Peso atômico (massa atômica relativa): [39,792 a 39,963] . OBS: se precisar de um valor único, indico que utilize 39,95.
Ponto de fusão: 83,80 K (-189,35 °C)
Ponto de ebulição: 87,30 K (-185,85 °C)

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Áudio

Imagens

(clique para ampliar)
laser cor roxa

Playlist – Argônio

Posição do argônio na tabela periódica

Grupo 18
Período 3
Bloco p

Como colecionar?

É possível comprar um cilindro de argônio – no entanto o preço é elevado para justificar colocar em uma coleção. A saída é importar uma ampola que contenha o gás argônio.

Origem do nome

Argon do Grego ἀργόν que significa “preguiçoso” ou “inativo” e está relacionado com ser quimicamente inerte (não reativo). 

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Existe gás argônio no ar que respiramos?
Sim! O argônio é um gás inodoro, não tem sabor e é incolor. Está presente na atmosfera da Terra em quantidades bem pequenas. Junto com o nitrogênio e o oxigênio, é um dos três gases mais abundantes na atmosfera. O argônio é um gás nobre, o que significa que não é reativo e não forma facilmente compostos químicos. Isso torna a respiração segura e não representa nenhuma ameaça à saúde humana.
O argônio é usado em uma variedade de aplicações industriais, inclusive como gás de adição em lâmpadas incandescentes e como gás de proteção em soldagem. Também é utilizado em criogenia, pois não reage com outras substâncias em baixas temperaturas, sendo útil para a preservação de espécimes biológicos. Apesar de seu uso generalizado, o argônio continua sendo um gás relativamente raro, constituindo menos de 1% da atmosfera da Terra.

Por que o argônio é usado em alguns equipamentos de iluminação?
O argônio é usado em dispositivos de iluminação principalmente por suas propriedades inertes e sua capacidade de criar um ambiente adequado para o efeito de iluminação desejado. Algumas razões para seu uso em dispositivos de iluminação incluem:
-Inerte: o argônio é um gás nobre, o que significa que possui um conjunto completo de elétrons em sua camada externa e é quimicamente estável. Esta propriedade o torna uma escolha ideal para uso em dispositivos de iluminação, pois não reage com o filamento ou outros componentes, prolongando sua vida útil.
-Baixo custo: o argônio é relativamente abundante na atmosfera da Terra (cerca de 0,93% em volume), tornando-o uma opção econômica em comparação com outros gases nobres como xenônio ou criptônio.
-Condutividade térmica: o argônio tem baixa condutividade térmica, o que ajuda a manter uma temperatura estável dentro do dispositivo de iluminação. Isso ajuda a evitar que o filamento superaqueça e se degrade muito rapidamente, aumentando assim sua vida útil.
-Potencial de ionização: o potencial de ionização do argônio é menor do que o de outros gases nobres, o que significa que requer menos energia para ionizar. Esta propriedade é particularmente útil em alguns dispositivos de iluminação, como luzes de neon ou globos de plasma, onde a ionização do gás é necessária para criar o efeito de iluminação desejado.
-Atmosfera protetora: Nas lâmpadas incandescentes, o argônio ajuda a criar uma atmosfera protetora ao redor do filamento de tungstênio. Ao envolver o filamento com um gás inerte, reduz a taxa de evaporação e evita a oxidação do filamento. Isso permite que o filamento dure mais e mantenha seu brilho.
No geral, a natureza inerte, o baixo custo e as propriedades físicas específicas do argônio o tornam uma escolha popular para uso em vários dispositivos de iluminação.

Artigos

Elemento químico ´Argônio´
Eduardo Motta Alves Peixoto
Química Nova na Escola N° 18, novembro/2003

2 comentários

  1. Gabrielle Lima abr 6, 2012
  2. Giovana jan 30, 2013

Escreva um comentário