Cádmio

Cd

Número atômico: 48
Peso atômico (massa atômica relativa): 112,414(4)
Ponto de fusão: 594,22 K (321,07 °C)
Ponto de ebulição: 1040 K (767 °C)

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Áudio

Imagens

(clique para ampliar)

pra que serve o cádmio no cotidiano

Posição do cádmio na tabela periódica

Grupo 12 (antigo grupo IIB)
Período 5
Bloco d

clique na imagem para ampliar

Como colecionar?

Uma opção seria colocar uma bateria de níquel-cádmio em sua coleção.

Origem do nome

Derivado do latim ‘cadmia‘, o nome do mineral calamina – uma mistura de minerais contendo cádmio, que recebeu o nome do personagem mitológico grego Κάδμος, Cadmus.

Libras

Seleção de perguntas e repostas

Como o cádmio desempenha um papel nas baterias recarregáveis?
O cádmio é um componente chave na produção de certos tipos de baterias recarregáveis, especificamente baterias de níquel-cádmio (NiCad). Essas baterias são favorecidas por sua alta densidade de energia, longa vida útil e baixa taxa de autodescarga, tornando-as ideais para uso em eletrônicos portáteis, ferramentas elétrcas e outras aplicações em que a longa duração da bateria é importante.
Em uma bateria de níquel-cádmio, o cádmio é usado como eletrodo negativo (cátodo) e o níquel é usado como eletrodo positivo (ânodo). Durante o carregamento, os íons de cádmio se movem do cátodo para o ânodo e, durante a descarga, voltam para o cátodo. Esse movimento de íons cria uma corrente elétrica que alimenta um certo dispositivo.
Embora as baterias de NiCad ainda sejam amplamente utilizadas, elas estão sendo gradualmente substituídas por outros tipos de baterias recarregáveis que não contêm metais tóxicos como o cádmio. Isso se deve a preocupações com o impacto ambiental e os riscos potenciais à saúde associados à exposição ao cádmio. No entanto, o cádmio continua a ser um componente importante nas baterias recarregáveis e o seu papel nesta tecnologia continua a ser importante.

Textos

Show de cores e reações químicas

Escreva um comentário