Cobre – Ácido e pó

2

copper acid and dust
As placas de circuito eletrônico tem uma fina camada de cobre que conecta os diferentes componentes e é recoberta por uma camada de resina epóxi.

O interesse no valor comercial do cobre faz com que muitos tentem recuperar esta pequena quantidade do metal. Para isso utilizam o perigoso ácido nítrico, que durante o processo libera tóxicos vapores de dióxido de nitrogênio.

O documentário de curta-metragem, Copper – Acid and Dust [Cobre – Ácido e pó], mostra o cotidiano de jovens indianos que correm riscos na atividade ilegal de uso do ácido nítrico para remoção do cobre de placas de circuíto.

Após algum tempo de filmagem a equipe foi obrigada a sair do local, pois os proprietários não queriam que as informações fossem divulgadas.

Este vídeo possui legendas em português. Se não está conseguindo ver as legendas, clique aqui e aprenda como ativar a visualização.

OBS: Em caso de dificuldade de visualização das legendas, utilize o botão CC presente no vídeo para alterar as configurações de tamanho e cor das legendas.

Um filme de Mike Paterson, veja original em 94Elements.

Veja também
94 elementos e muitas vidas

Texto escrito por
Revisado por Kauana Chaves Esteves.


2 comentários

  1. Interessante que no Brasil, (pior se for apenas no Rio) eles roubam fios elétricos, queimam e depois vendem o metal. Menos honesto e menos tóxico. Imagine a perda de cobre por esse método, e ter que reduzir novamente. Estes são triste exemplos de como a riqueza pode gerar muita pobreza.

Deixe um comentário