Cofre com toneladas de ouro

4

visita as reservas de ouro da inglaterra
A reação do químico e Professor Martyn ao ver uma gigantesca reserva de ouro em um cofre: “… acho que é um pouco frustrante ver estas barras, porque o ouro é um elemento interessante. Tem uma química interessante. E estão aqui paradas, sem fazer nada! É muito impressionante! Mas é um pouco triste, como um mausoléu, onde o ouro morto está parado, esperando as pessoas lembrarem dele. Poderia estar realizando reações interessantes.”

Realmente os químicos tem uma visão um pouco diferente da utilidade de toneladas de ouro! 🙂

A visita de Martyn foi aos cofres que guardam as reservas de ouro do Banco da Inglaterra. Algo em torno de 310 toneladas de ouro (ou 658 bilhões de reais), mas sem muita certeza, por tratar-se de um local cheio de segredo e segurança.

Porque um banco manteria tamanha quantidade de ouro guardado em cofres? Um dos motivos é a manutenção de parte das reservas monetárias do país na forma de estoques em ouro, outra origem é a guarda de ouro de pessoas que compraram uma certa quantidade do metal e desejam mantê-lo em local seguro.

A reserva da Inglaterra é uma fração de todo o ouro que já foi minerado no mundo. Estima-se que se todo ouro fosse reunido em um único local, formaria um bloco de apenas 20 metros de aresta (ou algo próximo disto).

Este vídeo possui legendas em português. Se não está conseguindo ver as legendas, clique aqui e aprenda como ativar a visualização.

Calculo que meu peso em ouro vale atualmente em torno de 8,28 milhões de reais. (usando a cotação do dia, que está em 101 reais por grama do metal)

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle.


______________________________________________________________________

Curta nossa página no Facebook!


______________________________________________________________________

4 comentários

  1. Muito legal! Uma correção ao texto: um cubo de 20m x 20m x 20m não corresponde a 20 metros cúbicos.

  2. Olá!
    Não são 20 m³ como dito em “Estima-se que se todo ouro fosse reunido em um único local, formaria um bloco de apenas 20 metros cúbicos (ou um pouco mais que isso)”, mas sim um cubo com aresta de 20m (o que resulta em 8000m³).

    Veja em 5:35

  3. A correção foi feita ontem. Suspeito que o site esteja exibindo a versão antiga do texto em uma versão cache (versão de carregamento rápido). Vou tentar limpar o cache no site.
    Agradeço mais uma vez.

Deixe um comentário