Irídio – Um dos metais mais raros

irídio aquecido em maçarico
É difícil determinar com precisão a exata abundância dos elementos químicos na crosta terrestre. Dependendo do método usado para se calcular, das considerações tomadas e da forma como comparamos, podemos ter resultados um tanto diferentes em uma lista dos elementos mais ou menos abundantes.

Abandonado um pouco o super preciosismo podemos dizer que o metal irídio é um dos elementos com menor abundância na crosta terrestre.

O canal ‘Thoisoi2 – Chemical Experiments! está publicando uma série de vídeos sobre os elementos químicos. O primeiro que publicamos aqui, com legendas em português(!), trata do metal irídio – sua raridade e estabilidade à reações químicas. Aproveito para pedir desculpas por algum erro na precisão das legendas, pois o autor dos vídeos tem um forte sotaque russo, e as legendas foram feitas primeiro em inglês para então serem traduzidas ao português. Deixe um comentário caso encontre erros que comprometam o entendimento do assunto.

Vídeo com legendas em português. Ative a legenda usando o botão CC que aparece no vídeo.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário