Lítio

Li

Número atômico: 3
Peso atômico (massa atômica relativa): De 6,938 a 6,99 . E se você precisa de um valor indico que utilize 6,94.
Ponto de fusão: 453,6 K (180,5 °C)
Ponto de ebulição: 1615 K (1342 °C)

Onde é encontrado e qual é a aplicação industrial do elemento lítio?

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Vídeo antigo

Áudio

 
Acesse o áudio dos outros elementos

Imagens

(clique para ampliar)


cloreto de lítio no fogo

clique e veja a imagem em tamanho maior

ocorrência mineral do elemento lítio
para montar

 Playlist – Lítio

Maiores produtores

Austrália
Chile
China

Maiores reservas minerais

Chile
China
Austrália

Veja mais informações sobre reservas e produtores

Posição do lítio na tabela periódica

Grupo 1 (grupo dos metais alcalinos)
Período 2
Bloco s

Como colecionar?

O lítio é encontrado em baterias de celular. Neste caso o elemento está na forma de íons de lítio. Algumas poucas pilhas possuem o lítio na forma metálica no seu interior.

Origem do nome

O nome é derivado do grego ‘lithos‘ que significa rocha.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Quais são alguns dos impactos ambientais associados à mineração e extração de lítio?
A mineração e extração de lítio podem ter vários impactos ambientais, incluindo:
-Escassez de água: a mineração de lítio pode sobrecarregar os recursos hídricos locais, principalmente em regiões áridas onde a maioria dos depósitos de lítio é encontrada.
-Degradação do solo: A mineração de superfície pode resultar na destruição de habitats e ecossistemas, enquanto a mineração subterrânea pode levar à subsidência (afundamento da superfície da terra).
-Poluição do ar: Poeira e emissões de operações de mineração e processamento podem prejudicar a qualidade do ar e contribuir para problemas respiratórios.
-Poluição da água: os produtos químicos usados no processamento de lítio podem contaminar as fontes de água próximas, afetando a saúde das comunidades e ecossistemas locais.
-Emissões de carbono: A produção de baterias de íons de lítio e outros produtos à base de lítio pode gerar emissões de gases de efeito estufa.
-Geração de resíduos: A mineração, refino e descarte de lítio podem gerar grandes quantidades de resíduos, incluindo rejeitos de lítio e baterias gastas.
É importante observar que esses impactos podem variar dependendo dos métodos de mineração e extração utilizados, bem como da localização e escala das operações.

O que aconteceria se de repente ficássemos sem lítio e como poderíamos nos preparar para tal possibilidade?
Se de repente ficássemos sem lítio, isso teria um impacto significativo em muitas indústrias que dependem de baterias de íon-lítio, como eletrônicos de consumo, veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. A demanda por tecnologias alternativas de bateria provavelmente aumentaria, levando a mais pesquisa e desenvolvimento nesta área. No entanto, encontrar um substituto adequado para o lítio pode ser um desafio, pois ele possui propriedades únicas que o tornam ideal para uso em baterias. Para se preparar para essa possibilidade, seria importante diversificar nossas fontes de lítio e continuar investindo em pesquisas para encontrar materiais alternativos para baterias. A reciclagem de baterias de íons de lítio também pode desempenhar um papel na conservação de recursos limitados de lítio.
Uma possível alternativa ao lítio é o sódio, que tem propriedades semelhantes e pode ser usado como substituto em baterias. O sódio é abundante e amplamente disponível, tornando-o uma opção mais sustentável. No entanto, as baterias de sódio atualmente têm menor densidade de energia e vida útil mais curta em comparação com as baterias de íon-lítio, portanto, ainda há espaço para melhorias nessa tecnologia. Outros materiais alternativos que estão sendo pesquisados para uso em baterias incluem magnésio, alumínio e zinco.

Mais:

O lítio nas tecnologias de combate às mudanças climáticas
Que tal colocar lítio metálico em refrigerante?
Explosão de uma bateria de lítio

3 comentários

  1. edna jun 26, 2012
  2. Wellington Carmo jun 20, 2021
  3. jose alberto safadinho mar 12, 2024

Escreva um comentário