O que é a tabela periódica?

11


Uma dar perguntas mais frequentes é “O que é a tabela periódica?”.

A tabela periódica é uma forma de organizar e apresentar algumas informações sobre todos elementos químicos que existem. A organização é feita com base na ordem crescente do número atômico (número de prótons no átomo), na configuração eletrônica dos átomos dos elementos, e também de forma a facilitar o entendimento de propriedades químicas semelhantes.

Porque ela tem o nome de tabela periódica?
É chamada de periódica porque mostra a repetição de algumas propriedades que alguns elementos tem em comum. Ou seja, as propriedades aparecem de forma ‘periódica’.
O uso da palavra tabela não tem a sua origem explicada. Provavelmente tendo relação com a maneira com que ela é organizada.

A organização dos elementos químicos pode ser feita de diversas maneiras, que resultarão em tabelas que terão aparências diferentes da tradicional. A padronização ocorre pela necessidade de facilitar a comunicação entre os profissionais que utilizam as informações contidas nela. Esta padronização é, em parte, feita pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).

Para saber mais sobre a história da tabela periódica, clique aqui.


________________________________

Se você quiser fazer parte de nossa grande comunidade...

Receba as atualizações da Tabela Periódica


11 comentários

  1. meus Deus!
    vc tem que aprender muito mais mesmo, pois escrever intereçanti, cadaves e sob é Demais!

  2. Seria interessante vc dizer do que precisa. Assim posso escrever mais sobre o que deseja.
    Abraços

Deixe um comentário