Home Geral O que é a tabela periódica?

O que é a tabela periódica?

7


Uma dar perguntas mais frequentes é “O que é a tabela periódica?”.

A tabela periódica é uma forma de organizar e apresentar algumas informações sobre todos elementos químicos que existem. A organização é feita com base na ordem crescente do número atômico (número de prótons no átomo), na configuração eletrônica dos átomos dos elementos, e também de forma a facilitar o entendimento de propriedades químicas semelhantes.

Porque ela tem o nome de tabela periódica?
É chamada de periódica porque mostra a repetição de algumas propriedades que alguns elementos tem em comum. Ou seja, as propriedades aparecem de forma ‘periódica’.
O uso da palavra tabela não tem a sua origem explicada. Provavelmente tendo relação com a maneira com que ela é organizada.

A organização dos elementos químicos pode ser feita de diversas maneiras, que resultarão em tabelas que terão aparências diferentes da tradicional. A padronização ocorre pela necessidade de facilitar a comunicação entre os profissionais que utilizam as informações contidas nela. Esta padronização é, em parte, feita pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).

Para saber mais sobre a história da tabela periódica, clique aqui.

Textos similares

7 comentários

  1. meus Deus!
    vc tem que aprender muito mais mesmo, pois escrever intereçanti, cadaves e sob é Demais!

Deixe um comentário