Você pode (e não deve) morder o índio metálico!

Maxim thoisoi morde um pedaço de metal índio
O índio é um elemento metálico tão macio que pode ser arranhado com as unhas ou até mesmo mordido; o que não deve ser feito! O elemento índio pode formar óxidos que são tóxicos se ingeridos.

Outros elementos metálicos puros podem ser ainda mais macios, como por exemplo o sódio ou lítio; mas estes reagem explosivamente com a água gerando compostos alcalinos e hidrogênio. Esses sim seriam arriscados de colocar na boca! [jamais tente fazer isso]

No vídeo abaixo é possível ver a formação instantânea de uma liga dos elementos índio e gálio. A simples fricção entre os dos metais gera uma liga com baixo ponto de fusão, que fica líquida em temperatura ambiente. A temperatura de fusão da liga pode variar bastante com a composição da mistura ou pela presença de outros elementos nas amostras.

A versatilidade do uso dos compostos de índio em equipamentos eletrônicos tem o revés do elemento ser relativamente raro e com poucas reservas fáceis de minerar. As pesquisas por alternativas estão avançando, e as apostas é que isso não deve ser um fator limitante no avanço tecnológico.

Vídeo com legenda em português. Veja aqui como ativar a exibição.

Não se preocupe! O Maxim Thoisoi que aparece no vídeo mordendo um pedaço de índio metálico ainda está vivo. Apesar de ter realizado um experimento nada saudável.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário