Geral

Existe o elemento químico número 119 na tabela periódica?

O elemento 119, também conhecido como ununênio (Uue), é um hipotético elemento químico superpesado que ainda não havia sido descoberto ou sintetizado. Espera-se que seja o primeiro elemento no 8º período do tabela periódica e parte do grupo dos metais alcalinos. A busca pelo elemento 119 é uma área de pesquisa em andamento na física nuclear.

A síntese de elementos superpesados como o ununênio normalmente envolve a colisão de núcleos mais leves em aceleradores de partículas, geralmente por meio de um processo chamado fusão-evaporação. Pesquisadores tentaram criar o elemento 119 bombardeando núcleos-alvo pesados com projéteis (elemento) mais leves. Como se espera que o elemento 119 seja um metal alcalino, prevê-se que compartilhe algumas propriedades com outros metais alcalinos, como lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio.

No entanto, devido à presença de efeitos relativísticos, o elemento 119 pode apresentar propriedades únicas que divergem das observadas em outros metais alcalinos. Os efeitos relativísticos tornam-se mais significativos à medida que o número atômico aumenta, o que pode causar desvios nas tendências periódicas observadas em elementos mais leves.

Um aspecto interessante do elemento 119 é sua posição potencial na fronteira da ilha de estabilidade. A ilha de estabilidade é uma região teórica na tabela periódica onde se prevê que os elementos superpesados tenham maior estabilidade e meias-vidas mais longas, principalmente devido a configurações específicas de prótons e nêutrons no núcleo atômico.

.

Qual é o elemento de maior número atômico na tabela periódica?

Até o momento (março de 2023) o elemento com o maior número atômico na tabela periódica é o oganessônio (Og), que tem um número atômico de 118. Oganessônio é um elemento superpesado sintético e foi sintetizado pela primeira vez em 2002 por uma equipe de cientistas russos e americanos. Devido à sua meia-vida muito curta e instabilidade, o oganessônio não tem aplicações práticas e suas propriedades não são bem compreendidas. É classificado como um gás nobre, mas suas propriedades químicas podem diferir significativamente de outros gases nobres devido a efeitos relativísticos que se tornam mais proeminentes com o aumento dos números atômicos.

O material acima foi produzido com ajuda de inteligência artificial. O texto foi então revisado, corrigido e adaptado pelo Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle (Universidade Federal do Pampa).