Categorias: Geral

Veja como fazer nitrato de prata a partir de prata metálica


A forma de fazer nitrato de prata demonstrada no canal NileRed é bastante simples; basta colocar a prata metálica em ácido nítrico concentrado.

Na reação foram utilizados 62,5 gramas de prata metálica pura com a adição de 65 mL de ácido nítrico concentrado. A proporção é de pouco mais de 1mL de ácido para cada grama do metal. Para acelerar a velocidade o meio reacional foi levemente aquecido em uma placa de aquecimento.

Durante a reação, se for utilizado ácido concentrado, uma intensa cor marrom pode aparecer por causa da formação de NO2 gasoso. E por isso o experimento deve ser realizado em um exaustor (capela) e com todo equipamento de segurança adequado. Lembre de verificar se a luva que você está usando é adequada para a manipulação de ácido nítrico.

Após a reação terminar, a solução resfriada iniciou a cristalização de nitrato de prata pela adição de um pequeno gérmen de cristalização. A secagem dos cristais foi feita expondo ao ar e em local escuro para evitar a degradação do material pela luz.

O rendimento relatado pelo NileRed foi de 98%, obtendo assim 96 gramas do produto final.

O contato do nitrato de prata com a pele causa o aparecimento de manchas escuras que são difíceis de remover. Um dos poucos métodos eficientes para a remoção deste tipo de manchas é perigoso o suficiente para não mencionarmos aqui. É melhor aguardar alguns dias até que as manchas desapareçam naturalmente.

Vídeo com legenda em português. Veja como ativar a exibição.

A reação em ácido nítrico diluído teria como resultado uma maior produção de NO(g).
3Ag(s) + 4HNO3(aq) —> 3AgNO3(l) + NO(g) + 2H2O (l)

Se for utilizado o ácido nítrico concentrado a reação produzirá mais vapores de NO2(g).
Ag(s) + 2HNO3(aq) —> AgNO3(l) + NO2(g) + H2O (l)

O que poderia ser resumido na seguinte reação:
4Ag(s) + 6HNO3(aq) —> 4AgNO3(l) + NO(g) + NO2(g) + 3H2O (l)

E parte do NO2(g) também pode gerar uma certa quantidade de N2O4(g).

O objetivo deste experimento não é ilustrar a forma mais prática de obtenção do nitrato de prata. O mais simples é simplesmente comprar de um fornecedor de produtos químicos. 😉 Portanto queremos apenas divulgar a demonstração de conceitos químicos e técnicas laboratoriais.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( luisbrudna@gmail.com ).
Legendas por Larissa Gomes e Luís Roberto Brudna Holzle.

Veja também
Método de obtenção de ácido nítrico fumegante