Destruindo um iPhone com gálio líquido

6

iphone 6 coberto com metal  gálio
Com 500 gramas do elemento metálico gálio foi possível destruir a estrutura externa de alumínio de um iPhone 6!

Para facilitar a interação do gálio com o alumínio o apresentador do canal (no YouTube) TechRax fez uma série de riscos na superfície traseira do aparelho. Ao riscar a capa, uma parte da tinta é danificada e o óxido protetor que naturalmente existe sobre o alumínio também é removido.

O iPhone foi deixado em contato com o gálio líquido durante toda a noite. E a liquefação do metal gálio é fácil, ele funde em temperaturas acima de 29,7°C; e é possível derreter apenas com o calor da mão.

Esse efeito ocorre pela formação de uma amálgama entre o gálio e o alumínio. E o borbulhar visto no final do vídeo aconteceu por causa da adição de água; que reagiu com a amálgama (Al-Ga) formando hidróxido de alumínio, gálio e hidrogênio gasoso (a origem das bolhas).

O vídeo não possui legendas em português. Mas a narração não traz nada muito além do que está no texto acima.

No vídeo, disponível em https://vimeo.com/32525601, é possível ver uma grande barra de alumínio ser ‘atacada’ pela mistura de mercúrio e gálio, que também forma uma amálgama. O vídeo foi acelerado para a melhor visualização do lento processo.

Agora tenho certeza que preciso de 2 iPhone 6 Plus! Um para repetir o experimento e outro para usar como controle.
E porque o Plus?! Para conseguir visualizar melhor o efeito! ;-P

Mais uma brincadeira:
Que tal fazer uma colher de chá com gálio?

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle.


________________________________

Se você quiser fazer parte de nossa grande comunidade...

Receba as atualizações da Tabela Periódica


6 comentários

  1. E serve pra que? Digo, sou a favor do estímulo da curiosidade e da ciência, mas as vezes me surpreendo com algumas besteiras, como essa.

  2. Esse vídeo não foi feito por um cientista ou professor. Foi feito por alguém que faz demonstrações com celulares e aparelhos eletrônicos.
    Eu (administrador da página) não sou entusiasmado com a destruição de equipamentos pela simples diversão. No entanto utilizei o vídeo para agregar uma explicação sobre o comportamento do gálio quando em contato com o alumínio.
    Fiz do limão uma limonada. 😉

  3. Cara ele destruiu um I-Phone 6???? Foi isso msmo??????… bem pelo menos foi pelo bem da ciência. ¬¬

  4. Sim, ele destruiu! 🙂 E não foi pelo bem da ciência. O cara quer promover o canal dele no Youtube. Mas aproveitamos para falar sobre ciência usando o vídeo.

  5. Ele não usou mercúrio.
    Ele usou gálio, que é um metal que fica líquido se levemente aquecido.

Deixe um comentário