Magnésio

Mg

Número atômico: 12
Peso atômico (massa atômica relativa): De 24,304 a 24,307. Se você precisa de um valor único, indico que utilize 24,305.
Ponto de fusão: 923 K (650 °C)
Ponto de ebulição: 1363 K (1090 °C)

Usos e ocorrências do elemento magnésio

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Áudio

Imagens

(clique para ampliar)
n49b_xray_mg_int-THUMB magnesio oxidando

clique para ampliar

geologia do elemento

Playlist – Magnésio

Maiores produtores

China
Rússia
Turquia

Maiores reservas minerais

Rússia
China
Coreia do Norte

Veja mais informações sobre reservas e produtores

Posição do magnésio na tabela periódica

Grupo 2 (grupo dos metais alcalino terrosos)
Período 3
Bloco s

Como colecionar?

É possível conseguir o cloreto de magnésio em algumas farmácias. Olhe a composição do produto e verá que costumam ter uma mistura de cloreto de magnésio e óxido de magnésio. Uma forma mais simples e barata de se conseguir o magnésio é colocando algumas folhas de plantas em sua composição – a clorofila contém um pouco de magnésio.

Origem do nome

Originado do grego e relacionado com a tribo de Magnetes localizado na Tessália ou Magnesia ad Sipylum na Turquia.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Como a facilidade de ignição do magnésio o torna um elemento importante na indústria pirotécnica?
A capacidade de ignição do magnésio torna-o um elemento importante na indústria pirotécnica porque é amplamente utilizado como combustível em fogos de artifício e em chamas. Seu alto teor de energia e natureza reativa permitem produzir luz muito brilhante, tornando-o uma escolha popular para efeitos especiais e exibições pirotécnicas. Além disso, o magnésio pode queimar em temperaturas extremamente altas, tornando-o útil para criar calor e luz em situações de emergência, como iluminar o céu noturno para operações de resgate aéreo ou fornecer um sinal de socorro. A facilidade de ignição, combinada com sua alta produção de energia e estabilidade, fazem do magnésio um ingrediente chave em muitas formulações pirotécnicas.

É perigoso queimar magnésio metálico?
A queima de magnésio metálico pode ser perigosa devido à sua natureza altamente reativa. Quando o magnésio metálico queima, ele reage com o oxigênio do ar para formar óxido de magnésio, liberando uma grande quantidade de calor e luz brilhante e intensa no processo. Essa luz é tão brilhante que pode causar danos temporários ou mesmo permanentes aos olhos se for observada diretamente.
Além disso, os incêndios de magnésio podem ser difíceis de extinguir, pois queimam em temperaturas extremamente altas (até 5.600 ° F ou 3.100 ° C). Usar água ou dióxido de carbono para extinguir um incêndio de magnésio não é eficaz, pois o magnésio pode reagir com eles, potencialmente gerando gás hidrogênio e intensificando o incêndio. Extintores de pó químico seco projetados especificamente para incêndios de Classe D, que envolvem metais combustíveis, ou usando areia seca para abafar o fogo são opções mais seguras.
O manuseio de magnésio metálico em chamas também pode causar queimaduras graves ou outros ferimentos. Consequentemente, é crucial usar medidas de segurança adequadas, como roupas de proteção, luvas e proteção para os olhos, ao trabalhar com magnésio. Se você não tem experiência em lidar com metais reativos, é melhor evitar tentar queimar magnésio por conta própria.

Textos

Queima do magnésio em água
Como não apagar fogo em metais

Artigos

Elemento químico ´Magnésio´
Eduardo Motta Alves Peixoto
Química Nova na Escola N° 12, novembro/2000

3 comentários

  1. rosemeire maio 24, 2012
  2. washington set 28, 2012
  3. alexandra lameha carvalho dez 7, 2012

Escreva um comentário