Combustão do magnésio em água

chama brilhante do magnésio
A queima de uma fita de magnésio é algo que impressiona. A reação inicia facilmente quando o magnésio é exposto a uma chama forte*, resultando em uma luz muito brilhante**, proveniente da reação do magnésio com o oxigênio do ar.

2Mg + O2 —> 2MgO

E seria possível combater as chamas da reação com água?
Não!

O Professor Martyn Poliakoff mostra no vídeo abaixo que simplesmente colocar o magnésio metálico em água não significa que teremos uma reação rápida. É necessário que a queima seja iniciada com ele seco e depois adicionado em água. Neste caso o magnésio começa a reagir com a água (Mg + 2H2O -> Mg(OH)2 + H2), produzindo hidrogênio, deixando a reação ainda mais violenta.

O vídeo possui legendas em português. Que precisam ser ativadas após iniciar o vídeo. Para isto clique na ‘engrenagem’ que aparecerá nos controles do YouTube e escolha ‘Português (Brasil)’ na opção ´Subtitles/CC´; após isto ative a legenda clicando no pequeno quadrado com 2 riscos que também aparecerá nos controles do vídeo.

Para apagar um incêndio de pequenas proporções de magnésio o indicado é utilizar areia.

*OBS: é muito difícil conseguir queimar magnésio utilizando a chama de uma vela. A temperatura da vela é baixa e a reação não inicia. A melhor forma é usar uma chama um pouco mais intensa, como a chama de um bico de bunsen (gás).

**Evite olhar por muito tempo para o brilho resultante da queima do magnésio. A chama emite luz ultravioleta que pode danificar permanentemente a visão. Opte pelo uso de óculos de proteção ou instrua os observadores para que olhem a chama apenas por um instante, desviando o olhar logo em seguida.

Veja a bela reação entre magnésio e gás carbônico sólido (gelo seco).

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle.

Escreva um comentário