Césio – reações químicas e propriedades físicas

0

amostra pura do elemento químico césio
Hoje é dia do Maxim Thoisoi mostrar as propriedades e reações químicas do elemento césio.

Um alerta. Normalmente o césio não é radioativo. Estamos acostumados em pensar em radioatividade por causa do acidente com o césio em Goiânia; no entanto naquele caso o isótopo radioativo césio 137 é que foi responsável pela contaminação.

A amostra apresentada no vídeo possui um tom dourado, e isso é devido à presença de traços de oxigênio – que se removido acaba por deixar o césio mais pálido.

Maxim demonstra que o césio metálico tem um ponto de fusão de 28,44°C e que pode ser facilmente derretido com a mão. O teste é feito com o césio ainda dentro da ampola, por ser um elemento que reage violentamente com a água.

Em uma das reações do césio com a umidade do ar é possível perceber a bela cor violeta da chama – uma característica deste elemento químico.

Você também poderá ver no vídeo o elemento reagindo com areia, etanol, sulfato de manganês, cobre e enxofre.

O vídeo tem legenda em português. Ative a exibição pelo YouTube.

Infelizmente é um material bastante caro para realizar experimentos. Uma ampola com 1 grama do elemento pode custar mais de 150 euros!

Para ver mais vídeos e informações sobre o césio clique aqui.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna ( luisbrudna@gmail.com) – Universidade Federal do Pampa (Bagé – RS).


Nenhum comentário

Deixe um comentário