Cobalto – reações químicas e propriedades físicas do elemento

Compostos e reações químicas com o elemento cobalto

O elemento cobalto é famoso por conferir uma belíssima cor azul em vidros e cerâmicas. Tanto que a cor ganha o nome de ‘azul cobalto’ – uma colocação utilizada até na época do Antigo Egito.

O canal Thoisoi2 demonstra as propriedades magnéticas do cobalto fazendo com que o metal fique temporariamente imantado, atraindo outras peças do elemento. Sendo esta propriedade útil na fabricação de lugas magnéticas.

O aquecimento do metal em uma chama de maçarico causa breves mudanças de temperatura pela oxidação passageira do cobalto – gerando um belo efeito visual. Na sequência do vídeo são demonstradas igualmente algumas reações envolvendo ácidos clorídrico e nítrico.

Maxim Thoisoi também comenta sobre o uso de cloreto de cobalto em algumas ´areias sanitárias´ comercializadas para absorver urina e fezes de animais de estimação. Tal cloreto é adicionado para sinalizar o nível de umidade do produto pela mudança de cor do azul para o rosa. O que felizmente tem sido abandonado pela relativa toxicidade do cloreto de cobalto. Em alguns casos a cor azul ainda está presente nas ´areias sanitárias´, mas é apenas um corante azul inofensivo e sem utilidade prática.

O amplo uso de cobaltato de lítio em baterias de carros elétricos e celulares pode ter seu futuro ameaçado pela quantidade limitada de cobalto disponível para mineração.

Vídeo com legenda em português.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário