Comportamento do bromo líquido

cientista apresenta o elemento bromo
O bromo é realmente um dos elementos favoritos do canal NileRed, em um vídeo recente ele mostrou como obter bromo líquido partindo de brometo de sódio.

No vídeo abaixo NileRed compara o bromo com os outros elementos do grupo dos halogênios na tabela periódica.

Por ser um líquido bastante volátil e agressivo o bromo pode ser armazenado com segurança em uma ampola de vidro selada – frascos normais com tampa de rosca podem resultar em um lento vazamento do elemento.

Na sequência do vídeo, para demonstrar o comportamento do líquido, o NileRed usa uma máscara para se proteger dos vapores tóxicos. Neste caso é bom ressaltar que o equipamento de proteção utilizado não foi o mais adequado pela falta de proteção nos olhos com isolamento total. A opção mais segura seria fazer uso de um exaustor (capela) durante a demonstração.

O uso do bromo puro é bastante restrito e normalmente apenas em laboratórios que desejam obter a bromação de algum composto orgânico – como as eosinas, por exemplo.

Este vídeo possui legendas em português. Veja aqui como ativar a exibição.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário