Diamantes não lapidados

O Professor Martyn Poliakoff, do canal Periodic Videos, visitou uma das unidades de lapidação da empresa mineradora russa Alrosa.

A imensa área de atuação da mineradora Alrosa permite uma rara oportunidade de ver os diamantes em sua forma natural, com uma variedade de formas e cores.

É possível ter diamantes de diversas cores, além do tradicional ‘transparente’. Essas variações têm origem na presença de impurezas e pequenos defeitos na estrutura cristalina da gema. Dependendo da cor e da pureza, os diamantes coloridos podem valer muito mais do que os tradicionais. Lembrando que isso também pode ser imitado em diamantes sintéticos.

Uma das formas de se classificar os diamantes é utilizando a luz ultravioleta; na qual os diamantes com impurezas naturais fluorescem com cores diferentes.

Martyn Poliakoff teve a oportunidade de tocar em uma enorme quantidade de diamantes em um recipiente. Ele descreveu que a sensação é como se estivesse tocando um metal, pois os diamantes conduzem muito bem o calor.

Vídeo com legenda em português.

Veja também
Diamante amarelo
Minerando diamantes na estrada

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário