Existe algum elemento químico de número atômico zero?

Não, não existem elementos químicos com número atômico zero. O número atômico de um elemento é definido como o número de prótons no núcleo de seus átomos. Como o número atômico é uma contagem de prótons, ter um número atômico zero significaria que o átomo não possui prótons em seu núcleo, o que não constituiria um elemento químico.

O elemento químico mais leve é o hidrogênio, que tem um número atômico de 1, o que significa que tem um único próton em seu núcleo. Os elementos são organizados na tabela periódica de acordo com seus números atômicos, começando com o hidrogênio e aumentando conforme você se move pela tabela.

O termo “neutrônio” foi criado em 1926 por Andreas von Antropoff para descrever uma forma hipotética de matéria composta por nêutrons, sem a presença de prótons ou elétrons. Ele posicionou o “neutrônio” como o elemento químico de número atômico zero no topo de sua versão reformulada da tabela periódica. Contudo, o “neutrônio” nunca foi reconhecido como um elemento químico real, permanecendo apenas como um conceito teórico e uma suposição.

Escreva um comentário