O uso de uma câmera especial, que filma diversos quadros por segundo, e permite que um fenômeno seja visto em câmera super lenta; fez com que a equipe do Periodic Videos pudesse revelar alguns detalhes de belas explosões realizadas com gás hidrogênio.
Uma dúvida pairava no ar. Por qual motivo a explosão do hidrogênio em uma balão produziria uma chama de coloração avermelhada? Quando o esperado neste caso era uma chama quase sem nenhuma cor, com um leve tom azulado.
Para verificar a origem da cor avermelhada, foram filmadas algumas possibilidades: a influência da borracha do balão na cor da explosão e a mistura proporcional entre hidrogênio e oxigênio para completar a reação que resulta em vapor de água.
Veja no vídeo o que aconteceu.
Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.
Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.
Professor, ele falou que a queima do Hidrogênio é incolor. Mas teve cor sim, uma hora avermelhada, outra hora amarelada. Como assim a queima é incolor?
Olhe este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=qOTgeeTB_kA