Inteligência artificial e o futuro deste website

Olá, como vai? Sou o Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle, responsável pela criação e manutenção deste website. Gostaria de compartilhar um pouco sobre a história deste projeto e expectativas para o futuro.

Desde sua criação, em setembro de 2009, nosso website já recebeu mais de 8 milhões de visitantes. Que encontraram aqui centenas de vídeos, textos e imagens sobre elementos químicos; com material disponível para download gratuito e utilizado em milhares de escolas no Brasil.

Em 2021, tive o privilégio de receber o “Prêmio QNInt Jailson Bittencourt de Andrade” da Sociedade Brasileira de Química, como reconhecimento pelo meu trabalho de divulgação da química na internet.

E quais são os planos para o futuro?

A internet tem evoluído significativamente desde 2009, com sites mais interativos, o YouTube passando por diversas fases e o crescimento das redes sociais. A próxima revolução será a introdução da inteligência artificial, o que resultará em uma diminuição na busca tradicional por conteúdo em websites, com as pessoas interagindo diretamente com a inteligência artificial. Embora seja uma revoluçaõ emocionante e desafiadora, percebo o papel tradicional do tabelaperiodica.org pode ficar cada vez menos relevante.

Nos próximos meses, minha intenção é explorar o potencial da inteligência artificial ao fornecer conteúdo gerado por ela, selecionando e revisando o melhor material disponível. Para garantir transparência e honestidade com meus visitantes, vou identificar claramente o conteúdo gerado por inteligência artificial com uma cor de fundo diferente (como ilustrado no exemplo abaixo).

Texto exemplo gerado pela inteligência artificial ChatGPT.
O que é hidrogênio verde?
Hidrogênio verde é hidrogênio produzido a partir de fontes de energia renováveis, como a energia solar ou eólica, através da eletrólise da água. Ele é considerado “verde” porque não gera emissões de gases de efeito estufa na sua produção, ao contrário do hidrogênio produzido a partir de combustíveis fósseis.

O website só será desativado quando eu perceber que o uso está extremamente baixo e as pessoas não tem mais interesse por este tipo de forma de entrega de informação.

Escreva um comentário