Iodo

I

Número atômico: 53
Peso atômico (massa atômica relativa): 126,90447(3)
Ponto de fusão: 386,85 K (113,7 °C)
Ponto de ebulição: 457,6 K (184,4 °C)

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Vídeo antigo

Áudio

(clique para ampliar)
amplie e veja os cristais

iodo em água e heptano

uso do iodo no dia a dia

mineral que contém iodo em sua comosição

Posição do iodo na tabela periódica

Grupo 17 (antigo grupo VIIB)
Período 5
Bloco p

clique na imagem para ampliar

Como colecionar?

Em farmácias você pode comprar uma tintura de iodo.

Origem do nome

O nome é derivado do grego ‘iodes‘ que significa violeta. Isso por causa da cor violeta característica dos vapores de iodo.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

É possível extrair iodo da água do mar?
Sim, é possível extrair iodo da água do mar. O iodo está presente na água do mar na forma dissolvida e pode ser extraído por meio de um processo conhecido como troca iônica. O processo envolve a passagem da água do mar por uma coluna preenchida com um material, como uma resina, que se liga aos íons de iodo. Os íons de iodo são então removidos da resina e concentrados em uma forma que pode ser usada comercialmente.
Este método de extração de iodo da água do mar é usado há muitos anos e é uma fonte confiável de iodo para fins industriais e medicinais. A extração de iodo da água do mar também é ecológica, pois não agride o ecossistema nem contribui para a poluição.
Vale a pena notar que, embora a água do mar seja uma fonte significativa de iodo, ainda é relativamente rara em comparação com outros elementos e deve ser processada para ser usada em aplicações comerciais.

Por que o iodo radioativo é perigoso?
O iodo radioativo pode ser perigoso por vários motivos:
-Emite radiação ionizante: O iodo radioativo emite partículas de alta energia e/ou ondas eletromagnéticas, que podem ionizar átomos e moléculas no corpo humano. Essa radiação ionizante pode danificar as células e causar mutações no DNA, o que pode levar ao câncer ou a outros problemas de saúde.
-O iodo é facilmente absorvido pelo corpo: O corpo humano requer iodo para produzir hormônios da tireoide, que regulam o metabolismo. O iodo radioativo é quimicamente idêntico ao iodo não radioativo e é facilmente absorvido pelo corpo, incluindo a glândula tireoide. Quando o iodo radioativo é absorvido pela glândula tireoide, ele pode danificar a glândula e levar ao câncer de tireoide ou a outros distúrbios da tireoide.
-Meia-vida relativamente longa: A meia-vida do iodo-131 radioativo, o isótopo de iodo radioativo mais comum, é de cerca de oito dias. Isso significa que leva oito dias para metade do iodo radioativo se decompor em uma forma estável. Quanto maior a meia-vida, maior a exposição à radiação. Se o iodo radioativo for ingerido, ele pode permanecer no corpo por semanas ou meses, expondo o corpo à radiação ionizante por um período prolongado.
-Contaminação radioativa: O iodo radioativo pode contaminar o meio ambiente, incluindo alimentos, água e ar. Pessoas expostas a alimentos ou água contaminados podem ingerir iodo radioativo, que pode se acumular na glândula tireoide e causar danos. A inalação ou ingestão de iodo radioativo também pode levar à exposição à radiação interna.
Por esses motivos, o iodo radioativo pode ser perigoso e deve ser manuseado com cuidado e apenas por profissionais treinados.

Outras informações

Reator nuclear no Japão

Escreva um comentário