Manganês – reações químicas e propriedades físicas do elemento

Maxim Bilovitskiy, do canal Thoiso2, demonstra no vídeo abaixo a facilidade com que o manganês pode se oxidar ao ar quando aquecido. Um padrão de cores aparece na superfície do elemento metálico devido à variação de espessura do filme de óxido que é formado.

Na reação com ácido sulfúrico será possível observar a formação de sulfato de manganês e gás hidrogênio. E se conseguirmos um pouco do sulfato de manganês puro podemos perceber que tem uma bela cor rosa clara; com a possibilidade de poder reagir com bismutado de sódio formando o famoso permanganato de potássio.

Em várias partes do mundo a venda de permanganato de potássio em farmácias tem sido evitada pela possibilidade do uso deste na produção de substâncias proibidas. E também pelo perigo de uso deste material em reações fortemente exotérmicas. (não repita estes experimentos sem equipamento de proteção)

O Maxim também demonstra os passos da famosa ‘reação semáforo’ – um procedimento que permite o aparecimento passageiro de cores vermelha, amarela e verde.

Vídeo com legenda em português (Brasil).

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário