O canal NileRed fez um vídeo demonstrando como procedeu para realizar a limpeza de um pouco de mercúrio líquido.
O objetivo neste caso era de remover impurezas de óleo e outros sólidos que eventualmente estivessem contaminando o metal. Sendo observado que o procedimento não removerá todas impurezas que são solúveis no mercúrio.
O primeiro passo foi uma filtragem simples utilizando uma seringa com pequenos pedaços de algodão.
A remoção de água e óleos foi feita com o uso de um simples funil de separação. Com adição de 200 mL de solução de hidróxido de sódio 10% para ajudar livrar o mercúrio de resíduos de óleos. E posteriormente novamente lavado com 200mL de água destilada.
A remoção de outros metais dissolvidos no mercúrio foi possível com uso de uma lavagem com 100mL de ácido nítrico 3M. Com a lembrança que o procedimento pode gerar um pouco de nitrato de mercúrio que é extremamente tóxico.
Veja os detalhes do processo no vídeo abaixo.
Vídeo com legenda em português.
Lembre que o mercúrio metálico não é necessariamente imediatamente mortal se absorvido em pequenas quantidades. Os sais e compostos organomercurados costumam ser bem mais perigosos. O problema é que o mercúrio que entra no organismo terá uma eliminação bastante lenta, causando problemas de saúde em caso de repetidas exposições aos vapores do elemento. Então é sensato evitar qualquer exposição.
Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.
Veja também