Método de limpeza de mercúrio líquido

Mercúrio líquido imerso em água destilada.

O canal NileRed fez um vídeo demonstrando como procedeu para realizar a limpeza de um pouco de mercúrio líquido.

O objetivo neste caso era de remover impurezas de óleo e outros sólidos que eventualmente estivessem contaminando o metal. Sendo observado que o procedimento não removerá todas impurezas que são solúveis no mercúrio.

O primeiro passo foi uma filtragem simples utilizando uma seringa com pequenos pedaços de algodão.

A remoção de água e óleos foi feita com o uso de um simples funil de separação. Com adição de 200 mL de solução de hidróxido de sódio 10% para ajudar livrar o mercúrio de resíduos de óleos. E posteriormente novamente lavado com 200mL de água destilada.

A remoção de outros metais dissolvidos no mercúrio foi possível com uso de uma lavagem com 100mL de ácido nítrico 3M. Com a lembrança que o procedimento pode gerar um pouco de nitrato de mercúrio que é extremamente tóxico.

Veja os detalhes do processo no vídeo abaixo.

Vídeo com legenda em português.

Lembre que o mercúrio metálico não é necessariamente imediatamente mortal se absorvido em pequenas quantidades. Os sais e compostos organomercurados costumam ser bem mais perigosos. O problema é que o mercúrio que entra no organismo terá uma eliminação bastante lenta, causando problemas de saúde em caso de repetidas exposições aos vapores do elemento. Então é sensato evitar qualquer exposição.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Veja também

Observando vapor de mercúrio

Escreva um comentário