O jogo da fusão nuclear

Quem possui um celular ou tablet, com os sistemas Android, iOS ou Windows Phone, já deve conhecer o famoso jogo 2048, cujo objetivo é deslizar blocos que contém números que se somam, até o jogador conseguir o valor de 2048 em um destes blocos.
tela do jogo 2048

Agora, de posse de uma ideia bem semelhante, o estudante de ciência da computação Dimitar Dimitrov e o engenheiro de softwares Kevin O’Connor, criaram para o Professor Matthew T. Newby, uma versão do jogo que envolve alguns princípios básicos de fusão nuclear estelar.

Os processos de fusão nuclear que ocorrem nas estrelas (incluindo nosso Sol) dão origem a uma série de elementos químicos; sendo que estes fenômenos nucleares (de nucleossíntese) ocorrem durante os bilhões de anos de vida de uma estrela (sol), e costumam gerar diversos elementos químicos até o Fe[26].

O jogo da fusão nuclear Fe[26] tem algumas simplificações em relação aos verdadeiros processos de fusão e decaimento nuclear que poderiam ocorrer em uma estrela. Portanto as instruções estão disponíveis em uma tabela no próprio site, que alerta para o fato de, por exemplo, o neônio (20Ne) poder decair até oxigênio no decorrer das jogadas.

imagem da teja do jogo

Acesse e jogue pelo link
http://dimit.me/Fe26/

Veja também
Xenubi – O jogo da tabela periódica

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle.

Escreva um comentário