O perigo do fósforo branco

fósforo branco reagindo ao ar
O fósforo é um daqueles elementos que forma alótropos. Ou seja, o mesmo elemento pode se agregar de maneiras diferentes e disto ter propriedades que diferem.

O elemento fósforo pode ocorrer nos alótropos preto, branco, vermelho e violeta; que ganharam estes nomes justamente pela diferença de cor entre os materiais.

Trabalhadores expostos por longos períodos ao fósforo branco podiam desenvolver uma dolorosa condição conhecida como ‘mandíbula de fósforo’ (Phossy jaw). A gengiva inflamava e os dentes ficavam doloridos pela formação de abcessos na região da mandíbula. Em alguns casos a exposição era tão severa que dizem que os ossos afetados podiam brilhar no escuro com uma cor branco esverdeada. O que pode ter relação com propriedade semelhante ao fósforo branco. No entanto alerto que tal história pode ser uma lenda.

Infelizmente o fósforo branco também foi muito utilizado em bombas durante a Primeira e Segunda Guerras e em conflitos mais recentes; existindo uma mobilização para o banimento de tais práticas.

O vídeo abaixo, do canal NileRed, mostra a insistente inflamabilidade do fósforo branco quando exposto ao ar.

Vídeo com legendas em português. Clique em CC (no vídeo) para ativar as legendas. Escolha a legenda clicando na pequena engrenagem que aparece no YouTube.

Uma observação importante é que o que chamamos popularmente de palitos de fósforo não contém mais fósforo branco em sua composição. E apenas em alguns casos a lixa da caixa de palitos de fósforo pode conter uma pequena quantidade de fósforo vermelho, que não tem uma toxicidade tão elevada.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário