Queima de deutério gasoso

Combustão de deutério gasoso

O hidrogênio pode aparecer na forma de diferentes isótopos. Ou seja, o núcleo possui 1 próton com diferentes quantidades de nêutrons. O hidrogênio mais abundante não contém nenhum nêutron no núcleo e apenas um próton. Mas temos os isótopos importantes, como o deutério e o trítio – com 1 nêutron e 2 nêutrons respectivamente.

Na natureza podemos encontrar uma pequena quantidade de deutério e uma ínfima quantidade de trítio.

Maxim Bilovitskiy, do canal Thoisoi2, demonstra no vídeo abaixo as diferenças que existem entre a água comum (H2O) e a água deuterada (D2O – com deutério no lugar do hidrogênio). Incluindo uma curiosa produção e combustão de deutério (D2) gasoso!

O Maxim também resolveu experimentar uma pequena quantidade de água deuterada para verificar se realmente tem um sabor levemente adocicado. Lembre que, se você conseguir acesso à água pesada, indicamos não repetir este experimento. A ingestão de água deuterada pode ser perigosa acima de uma certa quantidade.

Vídeo com legenda em português (ative a exibição pelo YouTube)

Atenção. O trítio é perigoso e somente deve ser manuseado com uso de equipamentos de proteção adequados.

PS: Algumas vezes a água deuterada é chamada de ‘água pesada’.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário