Rádio – um dos elementos mais radioativos que existe

Marie Curie

Maxim Thoisoi introduz o vídeo sobre o elemento químico rádio contando um pouco sobre a história da excepcional pesquisadora Marie Curie; ressaltando em como ela foi fundamental na pesquisa com o material – e do papel da participação de Pierre Curie nos experimentos que envolviam a piezoeletricidade.

Marie e Pierre trabalharam arduamente na purificação de toneladas de minérios que continham elementos radioativos para realizar experimentos cada vez mais precisos. Infelizmente esta longa exposição à radioatividade causou graves problemas de saúde em Marie Curie, falecendo por causa da leucemia aos 66 anos de idade. Na época ninguém sabia com precisão os perigos da exposição à radioatividade. E mesmo atualmente alguns dos objetos usados por ela apresentam elevados índices de radiação (alfa, beta e gama).

Thoisoi costuma fazer experimentos de demonstrações das propriedades químicas do elemento abordado, o que não foi possível neste vídeo dada a periculosidade do rádio.

Vídeo com legenda em português.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário