Reação de zinco e enxofre

2

chama verde de reação de zinco e enxofre
Zinco (Zn) e enxofre (S) – misture, aqueça e algo espetacular acontece!

A mistura do pó de zinco, de cor cinza, com pó de enxofre, de cor amarela, teve sua reação iniciada com um bastão aquecido para facilitar a ignição e segurança do procedimento. Um palito de fósforo seria muito curto e poderia resultar em queimaduras.

A Profa. Sam Tang realizou tudo em um exaustor, conhecido entre os químicos como capela, para isolar o laboratório dos vapores produzidos durante a reação. Mesmo com todo o cuidado a violência da reação ultrapassou um pouco os limites de proteção. No entanto, ninguém foi ferido durante esta demonstração. 🙂

8Zn + S8 –> 8 ZnS

O resultado é a produção de sulfeto de zinco, que poderia ser utilizado em tintas fosforescente – aquelas que ‘brilham no escuro’.

Este vídeo possui legendas em português. Se não está conseguindo ver as legendas, clique aqui e aprenda como ativar a visualização.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle.


________________________________
________________________________

2 comentários

  1. Provavelmente não. Mas é bom NÃO arriscar. Mesmo sem uma explosão a liberação de energia pode ser alta e colocar em risco quem está em volta. Explosões ocorrem quando existe uma produção muito brusca de energia com uma produção de grande quantidade de gás em conjunto no processo. Com o calor o gás expande, gerando os estragos característicos de uma explosão. Além disso a p´ropria onda de choque ajuda na detonação de mais material explosivo. A manipulação e o teste com explosivos só deve ser feito por especialistas. Além disso o uso de explosivos é controlado; e a manipulação dos mesmos pode ser considerada crime.

Deixe um comentário