O elemento rutênio tem ocorrência e mineração em várias localidades pelo mundo; mas a Rússia é seu lar! Sendo que o nome vem do latim Ruthenia, que significa Rússia.
O canal Thoisoi2 mostra a aparência brilhante e metálica do elemento, além de sua fragilidade e semelhança com os outros metais do grupo da platina.
Justamente pela semelhança com a platina, o rutênio fica pouco oxidado ao ar, e isso só é conseguido ao aquecer uma amostra com um maçarico. E essa propriedade marca sua aplicação em recobrimentos metálicos ou na fabricação de ligas especiais.
Não é possível obter uma reação do rutênio com ácidos e bases comuns. O elemento não reage nem mesmo com a famosa água régia – uma mistura de ácido nítrico com ácido clorídrico! E curiosamente reage com uma solução de hipoclorito de sódio, popularmente conhecida como água sanitária, e um pouco de NaOH.
Maxim Thoisoi também comenta sobre o recente interesse em compostos contendo rutênio em processos fotoquímicos, e em painéis solares ou de LED flexível. E também sobre os isótopos do elemento.
Vídeo com legenda em português.
Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.