Silício

Si

Número atômico: 14
Peso atômico (massa atômica relativa): De 28,084 a 28,086. Se você precisa de um valor único, indico que utilize 28,085.
Ponto de fusão: 1687 K (1414 °C)
Ponto de ebulição: 3538 K (3265 °C)

Veja onde é encontrado e quais são as aplicações do elemento silício

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Áudio

Imagens

(clique para ampliar)
aerogelmatches-nasa miniatura projeto-avogadro-esfera-THUMB chandra raiox miniatura wafer
usos, aplicações e abundâncias

Playlist – Silício

Posição do silício na tabela periódica

Grupo 14
Período 3
Bloco p

Como colecionar?

O silício puro é difícil de conseguir. Uma alternativa seria pegar um pouco de areia, que contém grandes quantidades de óxido de silício (SiO2).

Origem do nome

É derivado do Latin ‘silex’ ou ‘silicis’, que significa sílex uma rocha composta de quartzo criptocristalino.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Como seria o sangue de um organismo que eventualmente tivesse silício no lugar do carbono?
Para imaginar como seria o sangue de um organismo baseado em silício, teríamos que considerar as propriedades e o comportamento do elemento silício e como eles podem diferir do elemento carbono.
Inicialmente, é importante observar que o silício não é capaz de formar a complexa e diversificada gama de moléculas que o carbono pode, devido à sua limitada capacidade de ligação química. O carbono é capaz de formar ligações simples, duplas e triplas com outros elementos, enquanto o silício é limitado a ligações simples. Isso limita os tipos de moléculas que o silício pode formar, tornando improvável que um organismo baseado em silício use algo semelhante à hemoglobina, que é uma proteína no sangue de organismos baseados em carbono que transporta oxigênio.
Além disso, o silício não é capaz de formar ligações covalentes com tantos elementos quanto o carbono, e não forma ligações covalentes com hidrogênio, nitrogênio ou oxigênio, que são elementos-chave em muitas moléculas biológicas. Isso significa que o sangue de um organismo baseado em silício pode ter que ser composto de diferentes tipos de moléculas ou usar um método diferente de transporte de material dentro do organismo.
Também é importante considerar que o silício tem propriedades elétricas e térmicas diferentes do carbono, o que provavelmente afetaria o comportamento de quaisquer moléculas biológicas à base de silício.
Em conclusão, imaginar como seria o sangue de um organismo baseado em silício é um desafio porque teríamos que repensar completamente a natureza das moléculas biológicas, dada a versatilidade limitada do silício em comparação com o carbono.

Artigos

Elemento químico ´Silício´
Eduardo Motta Alves Peixoto
Química Nova na Escola N° 14, novembro/2001

3 comentários

  1. gabrielle jun 9, 2011
  2. vinicius nov 21, 2011
  3. Jason mar 20, 2012

Escreva um comentário