Tabela periódica com estilo maia

É bom deixar claro que esta tabela não tem nenhuma relação com a civilização maia, e apenas foi utilizada uma estética semelhante a um disco de um antigo calendário maia.

tabela dos elementos representada como um círculo

Os elementos estão organizados em ordem crescente de número atômico, com o hidrogênio no centro, e com cada camada concêntrica contendo elementos que estão no mesmo período da clássica versão da tabela periódica.

Os elementos pertencentes ao mesmo grupo estão representados com cores semelhantes, os considerados radioativos estão sublinhados em vermelho e os elementos sintéticos estão sublinhados em azul.

O objetivo de representar a tabela desta forma é mais pelo apelo estético da criação, já que a tradicional tabela nos fornece uma organização mais familiar e padronizada.

A tabela com estilo maia está disponível para download em vários tamanhos, pelo site
https://www.mayanperiodic.com/

Se gostou da criatividade pode comprar camisetas, canecas e pôster que estão à venda.

O material original está em licença Creative Commons (by-nc) e pode ser copiado livremente, desde que sem uso comerical e se citada a fonte.

 

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

6 comentários

  1. leticia mar 28, 2011
  2. junior abr 14, 2011
  3. Carlito jun 10, 2011
  4. Wedley jun 16, 2011
  5. Caroline set 14, 2011
  6. Luciene maio 1, 2013

Escreva um comentário