Usos e aplicações do manganês

escavadeira pode conter manganês
Imagem em formato PDF (tamanho A4)
Quanto do elemento manganês existe no…
Universo – 8×10^-4% da massa (8 ppm)
Corpo humano – 2×10^-5% da massa (0,2 ppm)
Crosta terrestre – 0,11% da massa
Oceano – 2×10^-7% da massa (2 ppb)

Onde podemos encontrar o manganês?
– é o 12° elemento mais abundante na crosta da Terra
– principais minerais: pirolusita, braunita, psilomelano e rodocrosita

Quais são as principais aplicações do elemento manganês?
– o manganês puro é muito quebradiço para ser utilizado como metal puro, e portanto é adicionado em ligas para aprimorar qualidades de outros metais; a segunda maior aplicação do manganês é em ligas de alumínio. O alumínio com aproximadamente 1,5% do elemento manganês aumenta a resistência à corrosão através de grãos que absorvem impurezas que levariam à corrosão galvânica.
– óxido de manganês (IV) é usado como catalisador, aditivo em borrachas e na descolorização de vidros
– dióxido de manganês é muito utilizado em pilhas tipo zinco carbono ou alcalinas
– permanganatos (de potássio) são muito utilizados como agentes oxidantes
– bastante importante em organismos vivos; muitas enzimas contém manganês em sua composição
– pode ser adicionado em alguns tipos de fertilizantes para correção de solos

.

O dióxido de manganês é um composto amplamente utilizado na fabricação de baterias, principalmente de zinco-carbono ou alcalinas. É um tipo de composto químico inorgânico conhecido por sua excelente condutividade elétrica e estabilidade química, o que o torna um material adequado para a produção de baterias.
Nas baterias de zinco-carbono, o dióxido de manganês é usado como material do cátodo. O cátodo é o eletrodo carregado positivamente em uma bateria que atrai os elétrons carregados negativamente produzidos durante a reação química que ocorre dentro da bateria. O cátodo de dióxido de manganês em uma bateria de zinco-carbono reage com o ânodo de zinco metálico para produzir uma corrente elétrica que pode ser usada para alimentar vários dispositivos eletrônicos.
Em baterias alcalinas, o dióxido de manganês também é usado como material do cátodo. No entanto, a química da bateria é diferente daquela das baterias de zinco-carbono. Em uma bateria alcalina, o cátodo é formado por uma mistura de dióxido de manganês e grafite. O ânodo é feito de zinco e o eletrólito é uma solução de hidróxido de potássio (KOH). A reação química que ocorre entre o cátodo e o ânodo produz uma corrente elétrica que pode ser usada para alimentar dispositivos eletrônicos.
O uso de dióxido de manganês em baterias tem várias vantagens. Em primeiro lugar, é um material relativamente barato e largamente disponível, o que o torna uma opção atraente para os fabricantes de baterias. Em segundo lugar, possui excelente condutividade elétrica, o que significa que pode conduzir eletricidade com eficiência, resultando em melhor desempenho da bateria. Finalmente, o dióxido de manganês é um material quimicamente estável que não se degrada facilmente, o que significa que as baterias feitas com esse material têm uma vida útil mais longa em comparação com as feitas com outros materiais.
Além de seu uso em baterias, o dióxido de manganês também é usado em uma variedade de outras aplicações. Por exemplo, é usado como catalisador na produção de vários produtos químicos, como pigmento na fabricação de cerâmica e vidro e como agente descolorante na indústria têxtil.

Fontes:
– WolframAlpha (pro)

.
tabela com usos dos elementos

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário