Home Elementos Sódio

Sódio

18

Na

Número atômico: 11
Massa atômica: 22,98976928(2)
Ponto de fusão: 370,95 K (97,80 °C)
Ponto de ebulição: 1156 K (883 °C)

Mais informações

Este vídeo possui legendas em português. Se não está conseguindo ver as legendas, clique aqui e aprenda como ativar a visualização.

Amostra de sódio metálico. Visto em 360°. Perceba como o sódio possui um brilho característico por ser um metal.

Imagens

Clique para ampliar
chama sodio V31s70 miniatura

Experimentos

O sódio reage violentamente com a água, produzindo hidrogênio e hidróxido de sódio. Se adicionado fenolftaleína no meio reacional, o efeito pode ser bem bonito. (continue lendo)

A mesma reação pode ser vista em toda sua beleza quando filmada em câmera lenta (veja o resultado).

Artigos

Elemento químico ´Sódio´
Eduardo Motta Alves Peixoto
Química Nova na Escola N° 10, novemrbo/1999

Textos

Explosão do sódio filmado em câmera lenta

18 comentários

  1. Está tudo Ok. Para ver todos os textos clique no último link presente na página (próximo texto).

  2. AFF que gente mal agradecida, se não está gostando sai fora nem perde tempo comentando. Se você ja sabe tudo, porque está aqui então ? Vai lá no lugar dos caras formados fazer o que eles fazem antes de vir falar m**** !! isso é para o otário do Thiago aee

  3. Onde eu encontro o Sódio ou o potássio simples, sem misturas, em nenhum outro composto para eu faze o experimento da bomba? Por que eu só vejo ele com o sal? tem uma forma de separar ele do sal ou comprar ele barato em qualquer lugar para fazer está explosão que estes dois caras tem?

  4. É possível obter o sódio ou o potássio por meio de procedimentos eletroquímicos específicos. Em alguns métodos a técnica exige equipamento adequado, nem sempre disponível para uma atividade amadora. Vc pode tentar comprar o sódio ou potássio (metálicos e puros) em lojas especializadas em reagentes químicos. Por serem relativamente perigosos provavelmente vc precisará de uma autorização especial para a compra.

  5. O elemento sódio não tem uma origem primordial em termos restritamente químicos. Ele é um elemento químico. Sim, teve uma origem, mas em processos nucleares (de fusão atômica) que ocorreram em estrelas e supernovas. O sódio tem este nome por causa da antiga palavra ´soda´, ou ´sodanum´; que era um antigo remédio para dor de cabeça. E o símbolo Na tem sua origem na palavra em latim ´natrium´.

  6. Eu num curti as p**ra é o pior site que já vi, ta tudo em inglês e eu sou brasileira num falo ingreizado ce ta intendenu mano? vao tomar vergonha na cara e faze uma cosa útil ta intendenu? bandu di desocupado

Deixe um comentário