Sódio – A história do elemento

Os sais contendo sódio já eram conhecidos desde a antiguidade, mas foi somente em 1807 que o químico inglês Humphry Davy realizou um experimento para isolar o sódio metálico.

Sir humphry Davy - wikimedia
Humphry Davy

As primeiras experiências de Humphry Davy com a eletrólise foram com os sais dissolvidos em água. Ao inserir na solução os eletrodos conectados à uma bateria o resultado era apenas uma eletrólise da água. Então em outubro de 1807, aos 28 anos de idade, enquanto realizava experimentos substituindo a solução aquosa salina pelos sais fundidos, conseguiu obter uma certa quantidade do elemento potássio metálico; na mesma linha de raciocínio alguns dias depois ele prosseguiu para realizar eletrólise de outros sais, obtendo então no cátodo o elemento sódio metálico à partir do hidróxido de sódio (NaOH) fundido. Neste caso ele relatou ser necessária uma corrente maior do que a utilizada na produção de potássio. Outros elementos isolados por Davy foram: bário, estrôncio, cálcio, boro e magnésio.

Restava ainda a necessidade de provar e argumentar que o sódio e potássio eram elementos metálicos (substâncias simples). Joseph Gay-Lussac e Louis Thenard eram os principais questionadores da descoberta de Humphry Davy – disputa esta encerrada em 1810 quando os próprios realizaram experimentos que concordavam com as interpretações de Davy. [para mais detalhes veja “Buci, J. R. (2012). Humphry Davy e a questão da classificação do potássio e do sódio. Universidade de São Paulo.“]

A origem do nome e abreviação

O elemento sódio é abreviado na química como Na. A origem está na palavra em latim natrium – referente ao natrão (carbonato de sódio) usado pelos egípcios.

A palavra sódio, é dita ter origem do árabe suda – que significa dor de cabeça. Em latim, o carbonato de sódio usado no tratamento destas dores de cabeça era conhecido como sodanum.

(clique na imagem para ampliar)
sobre a história do elemento
Versão em PDF

Linha do tempo

  • Outubro de 1807 Humphry Davy obteve pela primeira vez o sódio metálico realizando uma eletrólise de hidróxido de sódio fundido
  • Em 1808 Louis-Josef Gay-Lussac e Louis-Jacques Thénard conseguiram obter o sódio aquecendo intensamente soda cáustica com limalhas de ferro
  • Em 1814 o químico sueco Jöns Jakob Berzelius publicou pela primeira vez a abreviação Na para o sódio. A origem do Na provém do latim natrium, referente ao natrão (um carbonato de sódio hidratado).
  • Em 1855 Henri Sainte-Claire Deville desenvolveu o primeiro processo industrial para produção de sódio metálico, partindo da redução do carbonato de sódio com carbono, em temperaturas mais altas do que 1100°C.
  • Um processo envolvendo a eletrólise de uma mistura de NaCl e CaCl2 fundidos na célula de Downs foi introduzido em 1921. Esta técnica resulta no sódio metálico e cloro.


Fonte: Banks, Alton. “Sodium.” Journal of Chemical Education 67, no. 12 (1990): 1046.

Veja também
Vulcão com potássio de Davy
Como funciona uma Lâmpada de Davy

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected] Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário