Sódio

Na

Número atômico: 11
Peso atômico (massa atômica relativa): 22,98976928(2)
Ponto de fusão: 370,95 K (97,80 °C)
Ponto de ebulição: 1156 K (883 °C)

Utilidade e aplicações do elemento

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Áudio

Imagens

Clique para ampliar
chama sodio V31s70 miniatura

clique e leia um texto completo

acesse para ler o texto completo e imagem grande
atividade didática

Playlist – Sódio

Experimentos

O sódio reage violentamente com a água, produzindo hidrogênio e hidróxido de sódio. Se adicionado fenolftaleína no meio reacional, o efeito pode ser bem bonito. (continue lendo)

A mesma reação pode ser vista em toda sua beleza quando filmada em câmera lenta (veja o resultado).

Maiores produtores

China
Índia
Estados Unidos

Veja mais informações sobre reservas e produtores

Posição do sódio na tabela periódica

Grupo 1
Período 3
Bloco s

Como colecionar?

O sódio puro é difícil de se conseguir comprar. Ele reage explosivamente com a água. Uma forma mais segura é colocar o sal de cozinha na sua coleção. O sal de cozinha é o cloreto de sódio (NaCl) – não é o sódio puro, mas é muito mais seguro.

Origem do nome

Existem indícios de que tem origem na palavra árabe ‘suda‘, que significa dor de cabeça – pois as propriedades de alívio da dor de cabeça do carbonato de sódio eram bem conhecidas a bastante tempo.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Existe sódio metálico no corpo humano?
Não, o sódio metálico não está presente no corpo humano. O sódio no corpo humano é normalmente encontrado na forma de sal (cloreto de sódio, NaCl) e é um eletrólito essencial que ajuda a regular o equilíbrio de fluidos e desempenha um papel na função nervosa e muscular.

É possível fazer uma bateria de sódio em vez de uma de lítio?
Sim.
As baterias de íons de sódio (SIBs) são uma tecnologia emergente de armazenamento de energia que usa íons de sódio como carreadores de carga, semelhante à forma como as baterias de íons de lítio (LIBs) usam íons de lítio. O sódio é mais abundante e mais barato que o lítio, o que o torna uma alternativa atraente para aplicações de armazenamento de energia em larga escala.
As baterias de íon de sódio podem potencialmente usar processos de fabricação e infraestrutura semelhantes às baterias de íon de lítio, o que pode ajudar em sua adoção. No entanto, existem alguns desafios associados às baterias de íons de sódio:
-Densidade de energia mais baixa: as baterias de íon de sódio geralmente têm uma densidade de energia mais baixa em comparação com as baterias de íon de lítio. Isso significa que, para o mesmo peso ou volume, as baterias de íons de sódio armazenam menos energia.
-Tamanho iônico maior: Os íons de sódio são maiores que os íons de lítio, o que pode causar dificuldades em encontrar materiais de eletrodo adequados que possam acomodar os íons maiores durante os ciclos de carga e descarga.
-Estabilidade de ciclo e capacidade de taxa: as baterias de íon de sódio geralmente sofrem de menor ciclo de vida e capacidade de taxa em comparação com as baterias de íon de lítio. Isso significa que o desempenho das baterias de íons de sódio pode degradar mais rapidamente e elas podem não ser tão adequadas para aplicações de alta potência.
Os pesquisadores estão trabalhando ativamente para enfrentar esses desafios e melhorar o desempenho das baterias de íons de sódio. Eles estão explorando novos materiais e designs para melhorar a densidade de energia, a estabilidade e o desempenho geral dessas baterias. Embora as baterias de íons de sódio possam não ser ideais para todas as aplicações em que as baterias de íons de lítio são usadas atualmente, elas podem ser adequadas para sistemas estacionários de armazenamento de energia, onde o peso e o volume são fatores menos críticos.

Artigos

Elemento químico ´Sódio´
Eduardo Motta Alves Peixoto
Química Nova na Escola N° 10, novemrbo/1999

Textos

A história da descoberta do elemento
Explosão do sódio filmado em câmera lenta
Veja como realizar a limpeza do sódio
O brilho do sódio metálico
Experimento do fogo escuro

18 comentários

  1. thiago set 29, 2011
  2. thiago set 29, 2011
  3. AMANDA out 12, 2011
  4. admin out 13, 2011
  5. breno barreto out 18, 2011
  6. rosemeire maio 11, 2012
  7. ysah nov 5, 2012
  8. Vadim fev 9, 2013
  9. admin fev 11, 2013
  10. Gustavo abr 17, 2013
  11. admin abr 25, 2013
  12. ademar maio 28, 2013
  13. jurema mar 27, 2014
  14. admin mar 27, 2014
  15. admin mar 27, 2014
  16. admin mar 27, 2014
  17. Glauber Gonçalves mar 30, 2015
  18. thiago barbosa jul 14, 2021

Escreva um comentário