Comparando gálio com mercúrio

cody com dois copos com metais líquidos
O normal e correto (por uma questão de padronização) é dizer que o mercúrio é o único elemento químico metálico que é líquido em temperatura ambiente (algo entre 19 e 25°C). Tendo uma temperatura de fusão de -38,8 °C.

Então é por um mero detalhe que não consideramos elemento gálio também como um metal líquido, já que a fusão dele pode ocorrer em meros 29,7 °C. Outros que chegam perto da marca de temperatura ambiente são o césio, com 28,5 °C e o elemento frâncio, com (provável) 27°C de temperatura de fusão.

Cody Don Reeder fez um desafio em um dos seus vídeos no canal Cody’s Lab colocando a mão em mercúrio líquido, que é moderadamente tóxico. Pelo perigo da demonstração muitos comentaram que ele poderia ter falsificado a demonstração apenas trocando o mercúrio por gálio líquido – que tem uma aparência bem semelhante e seria bem menos tóxico do que o mercúrio.

Então para responder a essas dúvidas o Cody fez um vídeo os dois elementos lado a lado. Mostrando que realmente tinha utilizado mercúrio em seu vídeo anterior. Comparando também as diferenças de densidade, a adesão às paredes do recipiente de vidro e encerrando com uma repetição de colocar a mão dentro dos dois elementos líquidos.

Veja o vídeo com legendas em português. Clique aqui para ver como ativar a exibição.

localização dos elementos químicos

Texto e legendas (com revisão de Larissa Gomes) escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( [email protected] ).

Um comentário

  1. Olavo Pereira jan 25, 2024

Escreva um comentário