Dissolvendo ouro em mercúrio

mistura de uma folha de ouro em uma gota de mercúrio líquido

Uma variedade de metais podem se misturar ao mercúrio líquido em um processo que é conhecido como amálgama.

No vídeo abaixo o canal NileRed mostra a facilidade com que o mercúrio forma uma amálgama com finas folhas de ouro.

Tenha cuidado ao manusear mercúrio líquido. Evite inalar os vapores. O contato com a pele também deve ser evitado pela toxicidade do metal e também pelo inconveniente problema de poder formar uma amálgama com os anéis que você eventualmente esteja usando.

Uma forma de separar a amálgama novamente em ouro e mercúrio é pelo aquecimento em alta temperatura. O resultado será uma porção de ouro e mercúrio vapor – que pode ser liquefeito pelo resfriamento dos vapores. No vídeo, o NileRed resolveu fazer esta separação usando ácido nítrico concentrado, que reage com o mercúrio e deixa o ouro intacto.

A amálgamas usadas em procedimentos odontológicos também contém mercúrio em sua composição – sem fazer uso de ouro. Existem longos debates sobre a segurança destes procedimentos e a questão ainda não foi encerrada.

Vídeo com legenda em português (Brasil).

Atenção! Tenha cuidado ao procurar por folhas de ouro para vender. Existe uma grande quantidade de produtos falsificados. Compre somente de fornecedores confiáveis.

Veja também
A incrível amálgama do mercúrio em alumínio

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário