Gadolínio – reações químicas e propriedades magnéticas

reação de cloreto de gadolínio

O elemento metálico gadolínio possui propriedades químicas e físicas bem interessantes. No vídeo abaixo o canal Thoisoi2 demonstra que um pedaço do elemento pode ser atraído por um ímã, e em como isso poderia ser utilizado em sistemas magnetocalóricos de refrigeração.

Na sequência Thoisoi2 mostra a produção de cloreto de gadolínio (GdCl3) e gás hidrogênio a partir de uma reação de ácido clorídrico com um pouco de gadolínio puro. O cloreto de gadolínio é então utilizado para gerar belos precipitados de ferro-cianeto de gadolínio e posteriormente Gd(VO3)3.

Como outros lantanoides o gadolínio consegue reagir com ácido acético formando então acetato de gadolínio, que se decompõem pela hidrólise com a água presente no meio.

O elemento está também presente na substância Gadodiamida (abaixo) usada em contraste em alguns procedimentos médicos de ressonância magnética.

estrutura química da substância gadodiamida

Vídeo com legenda em português.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário