Uma característica um tanto estranha do elemento gálio (metal) é que ele expande o volume quando esfria e passa da fase líquida para a fase sólida. A variação é ampla o suficiente para quebrar um frasco de vidro no qual o gálio líquido resfrie até a fase sólida.
No vídeo abaixo o Cody Don Reeder deixa o gálio líquido resfriar lentamente em uma pequena garrafa de vidro. No momento em que a parte superior do metal solidifica formando uma espécie de tampão, a expansão do metal acaba quebrando a garrafa.
Vídeo com legendas em português. Ative a exibição da legenda pelo YouTube.
No vídeo a seguir o Cody mostra como o gálio sólido é um metal quebradiço. Os pedaços quebrados tem uma aparência vítrea e chegam a rasgar uma folha de papel.
Vídeo com legendas em português. Ative a exibição da legenda pelo YouTube.
A toxicidade do material não é alta e pode ser cautelosamente manuseado com as mãos. No entanto, o uso de luvas é indicado se o elemento foi adquirido de algum fornecedor que não possa garantir a pureza do material.
Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.