Neodímio – reações e aplicações

cloreto de neodímio e metal puro
Ao falar em neodímio a primeira coisa que lembramos são dos imãs, mas o elemento tem outras aplicações tão ou mais interessantes.

Maxim Thoisoi mostra que o neodímio é armazenado em ampolas seladas para evitar a formação de óxidos sobre a superfície do metal.

Os testes de reação foram feitos com ácido clorídrico – gerando cloreto de neodímio (III) e gás hidrogênio. Com a curiosa diferença de cores da solução quando iluminada com luz led ou luz fluorescente. A posterior adição de hidróxido de sódio resulta na formação de um precipitado de hidróxido de neodímio.

O óxido de neodímio é usado em vidros e na fabricação de lasers para equipamentos de alta potência – como os usados em experimentos de fusão nuclear.

O vídeo abaixo está com legendas em português, cuja exibição precisa ser ativada pelo YouTube.

Alerta: Imãs com neodímio devem ficar longe do alcance de crianças; a ingestão de mais de um imã pode causar o pinçamento de partes do estômago sendo necessária cirurgia para a remoção.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário