Paládio

Pd

Número atômico: 46
Peso atômico (massa atômica relativa): 106,42(1)
Ponto de fusão: 1828,0 K (1554,9 °C)
Ponto de ebulição: 3236 K (3236 °C)

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Áudio

Playlist

Imagens

(clique na imagem para ampliar)
25 rublos
controle da poluição com o elemento paládio

Posição do paládio na tabela periódica

Grupo 10 (antigo grupo VIII)
Período 5
Bloco d

clique na imagem para ampliar

Como colecionar?

Algumas ligas de ouro branco contém um pouco de paládio. Uma pequena amostra do metal puro pode custar em torno de 37 euros.

Origem do nome

William Hyde Wollaston em 1802 escolheu o nome do elemento em homenagem ao asteroide 2 Pallas, que havia sido descoberto dois meses antes.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Quais são algumas das aplicações criativas do paládio em joias e outras artes decorativas, e o que torna esse metal atraente para artistas e designers?
O paládio é uma escolha popular de metal para joias e outras artes decorativas devido à sua atraente cor branca e durabilidade. Tem uma aparência semelhante à platina, mas é mais leve e mais acessível, tornando-se uma opção atraente para designers e consumidores.
Na joalheria, o paládio é frequentemente usado para criar anéis de noivado deslumbrantes, alianças de casamento e outros tipos de joias finas. Sua cor branca oferece um fundo brilhante e radiante para diamantes e outras gemas.
Os designers também apreciam o paládio por sua versatilidade e facilidade de trabalho. Pode ser facilmente moldado e polido em uma variedade de formas e designs, permitindo a expressão criativa e a liberdade artística. Além disso, o paládio é hipoalergênico, sendo uma ótima opção para pessoas com pele sensível.
No geral, a beleza, durabilidade e versatilidade do paládio o tornam um metal ideal para joias e outras artes decorativas. Sua popularidade continua a crescer à medida que mais e mais pessoas descobrem seus muitos benefícios e qualidades atraentes.

Artigos

Paládio – elemento químico
Priscila Pereira Silva e Wendell Guerra
Química Nova na escola Vol. 33 N°1 fevereiro/2011

3 comentários

  1. sara envangeli9sta maio 16, 2012
  2. sara envangelista maio 16, 2012
  3. Beto jun 7, 2012

Escreva um comentário