Pu de Plutônio

plutônio na tabela periódica
O plutônio é tão interessante em sua história, que mereceu até um livro intitulado ´Plutonium: A History of the World’s Most Dangerous Element ´ (Plutônio: A história do elemento mais perigoso do mundo) ainda não disponível em português).
Aos poucos vamos abordar algumas destas interessantes histórias envolvendo o elemento.

49

O nome do elemento, e a sua abreviação, Pu, reservam a primeira surpresa. Na época, um elemento anteriormente descoberto tinha sido o Netúnio, batizado com este nome por causa do planeta Netuno (que não possui o elemento netúnio na sua composição). Portanto nada mais lógico do que optar pela sequência e batizar este novo elemento em homenagem ao planeta Plutão (1), com o nome de Plutônio.

É fácil perceber que a abreviação mais óbvia para o elemento seria Pl. Mas contam que escolheram a abreviação Pu, após uma sugestão dada por Glenn Seaborg, que preferiu o Pu por causa da semelhança do som que uma criança faz ao sentir um cheiro ruim, ´ Pee-yoo!´. Que enfatizaria o lado ruim do elemento. Em inglês P.U. é uma abreviação estilizada para o som de nojo “pew!” ou “pee-you!” (no Brasil usamos comumente o ´Fui!´). Talvez contou pontos na aceitação da sugestão Seaborg ser um dos principais cientistas que trabalhou na equipe que sintetizou a primeira amostra do elemento.

Os pesquisadores na área criaram um clube, o UPPU – You Pee Plutonium, ou seja, ´Você urina plutônio´. Tal era o envolvimento com este periogoso elemento, que pequenos acidentes e descuidos levaram à preocupação em como monitorar o nível de intoxicação, e um dos métodos escolhidos foi a análise da urina. Na época 27 pessoas fizeram parte deste nada saudável clube UUPU. E atualmente a análise da urina continua sendo um método interessante para o monitoramento da presença de plutônio no metabolismo.

E porque a capa de um livro teria escrito o número 49? O plutônio possui o número atômico 94. Seria o número invertido? Para os curiosos deixo esta história para um futuro texto.

(1) Recentemente Plutão perdeu o status de planeta e passou a ser chamado de planeta anão. Isto por uma decisão da União Astronômica Internacional.

Vejas as informações básicas sobre o elemento.
E o falso plutônio orgânico.

Texto escrito por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário