Reações químicas e propriedades do elemento escândio

elemento escândio incinerado com chama ao ar
Maxim Thoisoi, do canal Thoisoi2, fala sobre o elemento escândio – localizado no grupo 3 da tabela periódica.

O fato do escândio ser conhecido como um elemento terra-rara não significa necessariamente que ele é raro na Terra. Por exemplo, está na 36° posição entre os elementos químicos mais abundantes. No entanto, um dos problemas é encontrar um local de mineração que contenha o elemento em abundância adequada para extração comercial.

A aparência do metal escândio é de um brilho prateado com um leve tom dourado devido à formação de óxidos na superfície.

As propriedades químicas são parecidas com as do alumínio e outros lantanídios. E o Maxim demonstra que farpas de escândio queimam (oxidam) facilmente em presença de ar.

A reação com ácido clorídrico é fácil, com produção de cloreto de escândio. E em meio básico forma complexos de escândio.

Uma das aplicações do elemento é na fabricação de ligas de alumínio, na qual a adição de 0,4% de escândio aumenta em até 30% a resistência da liga. Outros usos estão na fabricação de lâmpadas tipo haleto-metálico e como moderadores nucleares.

Vídeo com legendas em português. Veja aqui como ativar a exibição.

tabela com usos dos elementos

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário