Resíduos de silício transformados em eletrodos para baterias de íon-lítio

Baterias de íon-lítio são usadas em muitos dispositivos eletrônicos portáteis. Para aplicações como veículos elétricos ou armazenamento de energia renovável, são necessárias baterias de alta capacidade. O silício (Si), por exemplo, tem alta capacidade teórica como material de eletrodo destas baterias. No entanto, é prejudicado por sua baixa condutividade elétrica e pelas alterações de volume durante os ciclos de carga/descarga. A combinação de silício (Si) com nanomateriais de carbono pode melhorar a condutividade e a ciclabilidade. No entanto, o desempenho, o custo e o impacto ambiental ainda podem ser melhorados.

Taketoshi Matsumoto, da Universidade de Osaka, Japão, e colegas desenvolveram compósitos contendo nanopó de silício feito de resíduos de silício industrial e folhas de grafite ultrafinas para uso em eletrodos de bateria de íon-lítio. A equipe usou resíduos de silício gerados durante o fatiamento de lingotes de Si como matéria-prima e os triturou para obter um nanopó de silício. Eles prepararam os compostos desejados por sonificação do nanopó de Si junto com folhas de grafite em uma proporção de peso de 5 para 1 em N-metil-2-pirrolidona (NMP). A equipe então preparou eletrodos a partir dos materiais compostos e construiu células usando uma folha de lítio como contra-eletrodo.

Os pesquisadores descobriram que as baterias resultantes fornecem capacidades aprimoradas e ciclabilidade a um custo reduzido. As folhas de grafite melhoram a condutividade elétrica e fornecem espaço para mudanças de volume durante os ciclos de carga / descarga.

Texto traduzido por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( [email protected] ). A tradução do original ‘Silicon Waste Turned into Electrodes for Lithium-Ion Batteries´ foi gentilmente autorizada pelos detentores dos direitos (Wiley-VCH GmbH – ChemistryViews.org).

Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission. Conteúdo traduzido com permissão, mas o texto em português não foi revisado pelo autor do original. Por favor, não distribua o conteúdo sem permissão.

  • Autor: ChemistryViews.org
  • Publicado: 17 fevereiro 2021
  • Direito autoral: Wiley-VCH GmbH

Dica:

Escreva um comentário