Ródio

Rh

Número atômico: 45
Peso atômico (massa atômica relativa): 102,90549(2)
Ponto de fusão: 2237 K (1964 °C)
Ponto de ebulição: 3968 K (3695 °C)

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Áudio

Playlist

Imagens

(clique na imagem para aumentar o tamanho)
uso cotidiano do ródio

Posição do ródio na tabela periódica

Grupo 9 (antigo grupo VIII)
Período 5
Bloco d

clique na imagem para ampliar

Como colecionar?

Os catalisadores de automóveis podem conter pequenas quantidade de ródio. Uma amostra pura de 0,1 grama custa mais de 150 euros.

Origem do nome

O nome é derivado do grego ‘rhodon’, que significa cor de rosa. Isso tem relação com a cor típica dos compostos contendo ródio.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Como a resistência do ródio à corrosão e à oxidação o torna útil em várias aplicações industriais?
A resistência do ródio à corrosão e à oxidação é uma propriedade valiosa que o torna útil em muitas aplicações industriais. Uma das principais razões para isso é porque permite que o ródio resista à exposição a ambientes agressivos sem se deteriorar ou perder sua funcionalidade. Por exemplo, o ródio é frequentemente usado na indústria aeroespacial e de defesa porque pode suportar temperaturas extremas, pressão e substâncias corrosivas, tornando-o ideal para uso em condições adversas.
Outra indústria em que a resistência do ródio à corrosão e à oxidação é particularmente útil é a indústria automotiva. Aqui, o ródio é usado em conversores catalíticos para reduzir as emissões nocivas dos veículos. Isso ocorre porque o ródio pode suportar as altas temperaturas e os gases corrosivos produzidos pelo motor de combustão interna, garantindo que o conversor catalítico continue funcionando de maneira eficaz e eficiente.
No geral, a capacidade do ródio de resistir à corrosão e à oxidação o torna um material valioso em muitas aplicações industriais, e seu uso ajuda a melhorar o desempenho, prolongar a vida útil dos produtos e proteger contra danos e falhas.

2 comentários

  1. luiz otavio set 26, 2013
  2. luisbrudna out 2, 2013

Escreva um comentário