Tântalo – demonstração de reações químicas e propriedades físicas do elemento

passagem de corrente elétrica por um filamento de tântalo metálico

O tântalo é um metal relativamente raro, e por isso um quilograma pode custar algo em torno de 150 dólares!

No Brasil existem reservas de minerais contendo tântalo; mas muitas minerações ativas estão localizadas na África – inclusive em áreas com conflitos e guerras, sendo usado como fonte de renda para sustentar essas atividades.

O canal Thoisoi2 demonstra as propriedades e reatividade do elemento, atestando que o tântalo não reage facilmente com ácido clorídrico diluído, e que uma agressiva mistura de ácido nítrico e ácido fluorídrico possibilita a formação de um complexo de tântalo.

Em um teste simples com um maçarico, o pó do tântalo metálico incendeia com formação de óxido (Ta2O5). E no vídeo abaixo é possível ver que álcalis fundidos reagem com tântalo metálico resultando em tantalatos (Na3TaO4).

A particularidade de se conseguir fabricar capacitores muito pequenos com este elemento coloca o tântalo no foco de interesse dos fabricantes de celulares e equipamentos nos quais a miniaturização é essencial.

Usando uma técnica de anodização semelhante à demonstrada no caso do nióbio, o Thoisoi2 também conseguiu obter camadas bem coloridas sobre folhas de tântalo metálico.

Vídeo com legenda em português.

Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle [email protected]. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.

Escreva um comentário