Titânio

Ti

Número atômico: 22
Peso atômico (massa atômica relativa): 47,867(1)
Ponto de fusão: 1941 K (1668 °C)
Ponto de ebulição: 3560 K (3287 °C)

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.


Vídeo antigo

Áudio

Imagens

(clique para ampliar)

purificado
pinos-titanio-bacia-raiox-TB
uso no cotidiano do elemento químico
rutilo contém titânio

Playlist – Titânio

Posição do titânio na tabela periódica

Grupo 4 (antiga família IVA)
Período 4
Bloco d

clique na imagem para ampliar

Maiores produtores

Canadá
Austrália
África do Sul

Maiores reservas minerais

China
Austrália
Índia

Veja mais informações sobre reservas e produtores

Como colecionar?

Existem algumas joias, relógios e utensílios domésticos que são feitos com titânio. Mas nestes casos é difícil ter certeza da autenticidade. O mais fácil é você tentar encontrar o dióxido de titânio, que é usado como corante de cor branca, em alguns alimentos – como os M&Ms.

Origem do nome

O nome foi sugerido pelo químico alemão Martin Heinrich Klaproth em homenagem aos Titãs da mitologia grega.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Como as propriedades únicas do titânio o tornaram o material perfeito para uso no espaço sideral e quais aplicações inovadoras foram desenvolvidas usando esse elemento em viagens espaciais?
As propriedades únicas do titânio, como sua força, baixa densidade e a alta resistência à corrosão, o tornam um material ideal para uso no espaço sideral. Nas viagens espaciais, o titânio é usado para várias aplicações, incluindo:
Construção de espaçonaves: Sua resistência e propriedades leves o tornam um material adequado para a construção de espaçonaves e veículos de lançamento.
Resistência a altas temperaturas: a resistência a altas temperaturas do titânio o torna um material adequado para uso em motores de foguetes e sistemas de reentrada.
Componentes do motor: Sua resistência à corrosão o torna um material adequado para uso em componentes do motor, como bicos de exaustão, que são expostos a temperaturas extremas e ambientes corrosivos.
Revestimentos protetores: O titânio é usado como revestimento protetor em instrumentos ópticos e científicos, ajudando a proteger contra as duras condições do espaço.
Essas propriedades tornaram o titânio um componente importante em várias missões espaciais, desde o antigo programa Space Shuttle da NASA até a espaçonave russa Soyuz.

O que é a liga de nitinol e por que ela é considerada como tendo uma ‘memória’?
O nitinol é um tipo de liga metálica composta principalmente de níquel e titânio. Também é conhecida como liga com memória de forma devido à sua propriedade única de “lembrar” sua forma original após ser deformada.
Quando o nitinol é aquecido acima de sua temperatura de transição (que é diferente para cada composição de liga), ele sofre uma mudança de fase de uma fase martensítica de baixa temperatura para uma fase austenítica de alta temperatura. Durante essa transição, o nitinol pode recuperar sua forma original, processo conhecido como efeito de memória de forma.
Esse efeito de memória de forma faz com que o nitinol seja um material útil para uma ampla variedade de aplicações, incluindo dispositivos médicos, como stents, cateteres e fios ortodônticos, bem como em robótica, aeroespacial e outros campos da engenharia. O nitinol pode ser deformado em uma forma específica e, quando aquecido acima de sua temperatura de transição, retornará à sua forma original sem qualquer deformação permanente.
Além do efeito de memória de forma, o nitinol também apresenta superelasticidade ou pseudoelasticidade, onde pode sofrer deformação significativa sem sofrer deformação plástica permanente. Essa propriedade torna o nitinol um material ideal para uma grande variedade de aplicações que exigem uma combinação de flexibilidade, resiliência e memória de forma.

Artigos

Elemento químico ´Titânio´
Eduardo Motta Alves Peixoto
Química Nova na Escola – N° 23, maio/2006

3 comentários

  1. jonathan Lucas out 15, 2013
  2. João Ogata jun 28, 2019
  3. barbosa out 19, 2022

Escreva um comentário