Escândio

Sc

Número atômico: 21
Peso atômico (massa atômica relativa): 44,955908(5)
Ponto de fusão: 1814 K (1541 °C)
Ponto de ebulição: 3109 K (2836 °C)

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

 Áudio

Imagens

(clique na imagem para ampliar)
amostra do metal

dia a dia e cotidiano do elemento

Playlist – Escândio

Posição do escândio na tabela periódica

Grupo 3
Período 4
Bloco d

Como colecionar?

É difícil encontrar um produto que contenha o escândio em sua composição. Na internet é possível encontrar amostras vendidas por aproximadamente 10 euros.

Origem do nome

Da palavra em latin ‘Scandia‘ que significa Escandinávia (região europeia).

Libras

Seleção de perguntas e respostas

Qual é a propriedade mais incomum do escândio que o diferencia de outros elementos?
Uma das propriedades mais incomuns do escândio é sua capacidade de formar complexos altamente estáveis com compostos orgânicos, tornando-o uma escolha ideal para várias reações químicas. Essa propriedade é relativamente incomum entre outros elementos e diferencia o escândio.
Essa propriedade do escândio é única porque permite que ele interaja com compostos orgânicos de uma maneira forte e específica. Isso significa que o escândio pode ser facilmente incorporado a estruturas moleculares complexas e pode participar de uma grande variedade de reações químicas, incluindo as que envolvem catalisadores, pigmentos e medicamentos. Essa versatilidade tornou o escândio um elemento valioso para uma variedade de aplicações industriais e científicas, incluindo o desenvolvimento de novos materiais e a concepção de novos medicamentos. Além disso, a capacidade do escândio de formar complexos estáveis com compostos orgânicos o tornou uma ferramenta útil no estudo de ligações químicas e da estrutura molecular.

Textos

Reações químicas e propriedades do elemento escândio

Escreva um comentário